"Senhoraaaaas e senhoreeees, chega por aqui o Maior Espetáculo da Terra, o Circo dos Irmãos Benzine!"


Ano: 2007
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Sinopse: "Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera. (Retirada do Skoob)

É impossível não se apaixonar por essa história repleta de magia e emoção. Escolhi esse livro como minha primeira resenha no Blog porque ele realmente me emocionou. Uma história e tanto!
O livro é narrado em primeira pessoa por Jacob e traz uma mescla entre passado e presente. Jacob tem 90 ou 93 anos, uma coisa ou outra, e vive em uma casa de repouso. Após o acidente dos pais, Jacob abandona a faculdade, fica sem saber o que fazer e para onde ir, é aí que acaba conhecendo o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzine, e então toda magia começa.
É no circo que Jacob se apaixona por Marlena, a grande estrela, e Rosie, a elefanta que deveria ser a salvação e se mostra completamente burra. O circo se torna a verdadeira casa de nosso protagonista, foi lá que ele descobriu que por trás das lonas o encanto do circo é uma ilusão aos olhos de quem vê. Porém, é nesse mundo que Jacob faz grandes e inesquecíveis amizades. 
O livro é cativante, assim como os personagens. Ele nos apresenta o mundo fantástico do circo e suas controvérsias. A autora, Sara Gruen, possui uma narrativa muito simples e envolvente, principalmente na parte que somos trazidos para a atualidade e acompanhamos Jacob em sua nostalgia.

                       

Água para Elefantes é inesquecível, o tipo de livro que lembramos muito depois do término da leitura. O livro já ganhou um longa, que por sinal é ótimo, mas não chega aos pés da grandiosidade da obra. Foi como se eu tivesse visualizado o circo nas páginas. Nem preciso dizer que minha personagem favorita é Rosie, ela me surpreendeu no final. Para quem ainda não leu #FICADICA! É uma viagem e tanto!

Classificação:

33 Comentários

  1. Oi, sou Matheuslaville do blog MBC NEWS, gostei muito de sua resenha, imaginei de minha maneira o livro e fiquei curioso um pouco, apesar de gosta algo mais com drama e romance (ou melhor, os odis juntos e polemizando).... Pude notar que você está lendo (na barra ao lado) o livro "O gato de Rua Chamado Bob", já fiz uma crítica sobre ele, porém, do meu modo e recomendo para você, pois a mesma irá gosta muito desse livro, conseguir imaginar muitas coisas e me envolver... Também percebi que você ter uma mania que eu tenho de ler vários livros ao mesmo tempo seguindo na mesma barra, eu também não conseguia para e ler só um livro até hoje tento manter o foco, todavia, quem consegue com tantos livros bons! Enfim, eu recomendo Bob e não vou falar mais para não estragar as surpresas dele, terminando, parabéns pelo blog organizado e leve, e continue assim.... Gostei muito, apesar de ter uma pegada meio complicada de livro, pois com o meu dia-a-dia concluindo um curso dei uma pausa.... Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus! Obrigada pela visita. Estou na metade do livro do Bob e gostando bastante, depois irei fazer uma resenha dele aqui no blog. Tive que dar uma parada nas leituras "por lazer" por conta do curso de Direito, que me exige muito e constantemente, mas aproveitarei as férias para bloggar e ler muito (assim espero). Fico feliz que tenha gostado do blog, é simples, mas é de coração, haha! Volte sempre.
      Beijinhos.

      Excluir
  2. Oiii linda tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro desde que comecei a encontrar nas promoções nas lojas onlines, sua resenha ficou incrível e sei que seria uma ótima pedida, um romance sempre cai bem <3 seu blog é maravilhoso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Morgana! Obrigada pela visita.
      Leia sem medo, é um livro leve e emocionante, você vai amar. Um romance sempre cai bem. Volte sempre.

      Beijinhos.

      Excluir
  3. Hey!
    Adorei a resenha, o livro eu ainda não li mas vi o filme e imagino que seja realmente muito bom, dica anotada.


    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda! Que bom que gostou, leia sim, é muito bom e emocionante.

      Beijinhos

      Excluir
  4. Olá!
    Assisti o filme e fiquei apaixonada pela história e você comentou que o filme não chega aos pés do livro. Preciso ler, então, essa obra! Indicação anotada!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cidália! Você precisa ler! Realmente, o filme nem chega aos pés da grandiosidade desse livro. Obrigada pela visita.

      Beijinhos.

      Excluir
  5. Olá, Dayane! Obrigada pela visita.
    Leia sim, você vai amar! É cheio de detalhes maravilhosos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafaela, já faz tempo que li o livro e até mesmo vi o filme. Gostei de ambos, foram bem feitos e o enredo me cativou.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rose! Sim, são bem cativantes.
      Obrigada pela visita.

      Beijinhos.

      Excluir
  7. Oie amore,

    Tenho esse livro em minha estante a algum tempo... mas ainda não deu vontade de ler, mas ao ler sua resenha fiquei bem curiosa por aqui pra ser sincera.
    Essa coisa de conhecer o mundo do circo me trará muitas lembranças da infância... já quero ler!

    Beijokas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Grazi!
      Leia sim, garanto que vai amar, o mundo do circo é encantador, me traz muitas lembranças também.

      Beijinhos.

      Excluir
  8. Ando à muito tempo para ver este filme!! Vou tentar agora nas férias ver! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Liliana!
      Veja sim, é uma fofura. Ambos (livro e filme) são lindos, recomendo a leitura do livro também, traz muito mais detalhes e emoção. Volte sempre!

      Beijinhos.

      Excluir
  9. Eu li o livro na mesma época em que o filme foi lançado, e realmente não me lembro de ter visto o filme até o final (provavelmente vi). Porém, lembro-me que achei o livro muito fofo. É uma história de amor verdadeira, cercada de dores e passados. Cada pessoa no circo já sofreu muito durante a vida, e o jovem Jacob (achei isso uma ironia gigantesca) aprendeu muito durante seu tempo ali. É um dos livros que leria mais de uma vez <3

    Dicas do Jess

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jessé!
      Você descreveu perfeitamente o que o livro nos passa, é muito amor envolvido, nos pegamos presos aos personagens pelas dificuldades e lições de vida deles. Cada pessoa no circo traz consigo uma história de vida única. Também achei o livro muito fofo, e com certeza eu leria novamente. Obrigada pela visita!

      Beijinhos.

      Excluir
  10. Hey, tudo bem?
    Mais uma resenha linda. Desta vez de um livro que estou muito ansioso para ler, principalmente depois desta resenha.
    Um grande abraço.

    Folha de Pólen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo!
      Leia sim, você vai amar. Obrigada pelo elogio. Volte sempre.

      Beijinhos.

      Excluir
  11. Eu não li o livro e fui logo pulando para o filme (algo que n acontece muito) e nossa, me apaixonei e, parece que por conta da internet que tava caindo, eu não terminei mas eu amei mto mesmo, recomendo, os personagens são ótimos, adorei a personagem principal por ela fazer um papel diferente do que ela já tinha feito, com certeza quero o livro <3
    beijo beijo
    Neoguedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna!
      Que bom que gostou, eu amei ambos, a história é um amor.
      Quando ler me conte o que achou!

      Beijinhos.

      Excluir
  12. Olá Olá. Então, eu já tentei ler esse livro duas vezes e não gostei, Mas sempre vejo resenhas positivas sobre ele. Um dia tento pela terceira vez.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thayla!
      Nossa, que pena que não gostou, mas também gostar vai de cada um, mas se tentar ler e acabar gostando me conte. Volte sempre.

      Beijinhos.

      Excluir
  13. Olá, ainda não lí o livro, apenas ví o filme. Mas achei o filme incrível, e indo pela lógica que o livro sempre é muito melhor que o filme, mesmo sem ler, imagino que o livro deve ser maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Geralmente o livro é melhor que o filme, nesse caso o filme é bom, o livro ótimo. Leia sim, todos que leram através da minha recomendação voltaram pra contar o quanto amaram. Já até cansei de emprestar meu livro, rsrs.

      Beijinhos.

      Excluir
  14. Não vi o filme, e não sabia que ele era uma adaptação de um livro! Que interessante!
    Ah! E vi que o blog está com pouco material. É novo??? :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Teofilo!
      Na verdade eu já usei o blog há tempos atrás, mas acabei abandonando logo nos primeiros meses. Esses dias que eu resolvi voltar, acabei apagando todas as postagens antigas e recomecei praticamente do zero. Dessa vez voltei pra ficar. Ainda tem pouca coisa, porque não quero me empolgar e postar tudo que já escrevi de uma vez pra depois ficar um tempo sem nada. Tenho muita coisa salva no computador, faltando só a edição final, mas vou postando aos poucos. Até mesmo porque se eu postar tudo de uma vez vai ser muita coisa pro pessoal acompanhar, rsrs. Volte sempre, logo mais tem mais posts!

      Beijinhos.

      Excluir
  15. Olá, eu tenho esse livro desde 2011 se não me engano e não tomo vergonha na cara para iniciar a leitura.
    Sua resenha ficou ótima parabéns.
    Bom retorno também ❤
    O filme me deixou várias vezes triste pela crueldade com o animais e funcionários também. Mas mostra realmente uma realidade que não vemos. Se diz que o livro é tão bom quanto. Estou perdendo tempo.
    Obrigada pela dica 😘

    Mãe,tô escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É um pouco triste pelo choque de realidade que temos, mas mostra o circo em sua totalidade, com as coisas boas e lindas, mas também o "por trás dos panos". O legal é justamente isso, conhecer a história como um todo e se emocionar com os detalhes. Obrigada pela visita, volte sempre. Recomendo que leia o quanto antes.

      Beijinhos.

      Excluir
  16. Eu vi esse filme e gostei muito. Já sabia que era inspirado num livro, mas nunca o li. Pela sua resenha vi que é uma ótima pedida. Parabéns !!! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo!
      Quando tiver um tempo leia e se puder compartilhe suas opiniões também!
      Volte sempre.

      Beijinhos.

      Excluir
  17. Oiii, Rafa, tudo bem?
    Eu já ouvi falar do livro e do filme, mas não cheguei a ler e nem ver nada :( Mas sua resenha me atraiu. parece ser uma história bem emocionante e eu adoro ahhaha. Sem falar que também adoro circos. Acho esse universo fantástico e acho que ler uma história que tenha esse cenário como pano de fundo será bem bacana.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gislaine!
      Amo seu blog, amo seus escritos! Grata pela visita.
      Vale a pena ler mesmo, é uma história linda e o ambiente do circo como plano de fundo é o toque especial da obra.
      Beijinhos.

      Excluir