Sinopse: "Obra-prima de Graciliano Ramos, "Vidas secas" exibe o limite da incomunicabilidade e animalização do homem na família de retirantes que se desloca em movimento circular entre uma trégua e outra dada pela hostilidade da natureza."Vidas Secas" é o livro mais popular de Graciliano Ramos. A história de uma família de retirantes, impelida pela seca, já foi chamada romance desmontável. Ou comparado aos quadros de uma exposição. Mas quadros talhados em madeira, fortes, duros, que de uma despojada beleza nos mostram Fabiano, sinhá Vitória, os dois meninos ou a cachorra Baleia. O estilo é certamente o mais puro e característico de Graciliano Ramos, escritor que se tornou o clássico moderno da literatura brasileira."

Ano: 1980 (edição) - 1930 (publicação original)
Gênero: romance
Páginas: 160
Editora: Record (edição lida)

A história de "Vidas Secas" se passa no complicado e traiçoeiro nordeste que ora dá a graça de pouca chuva e ora é tão escaldante que chega a ser capaz de levar vidas embora sem piedade. Nessa história, entramos na vida de simples nordestinos que passam suas pequenas vidas em busca de sonhos e dignidade.Fabiano, o chefe da família, mal sabe falar e seus filhos se assemelham com "bichinhos do mato" que, assim como o pai, conhecem e dominam bem pouco a fala. Sinha Vitória, a mulher da casa, é sonhadora e espera um dia poder dar aos filhos uma vida boa e cheia de conhecimento.






No desenrolar da história, conhecemos Baleia, uma cachorrinha fiel e companheira que é capaz de tudo para ajudar seus donos e os acompanha aonde forem.


É uma obra literária um pouco complexa, pois foi escrita a um certo tempo, e traz uma história triste sobre encontrar seu lugar no mundo e ir em busca dos ideais.






Nunca havia me emocionado tanto com um livro. Graciliano Ramos nos transporta para dentro do livro, nos apresentando uma nova visão sobre o mundo e até mesmo sobre a vida.


Confesso que chorei ao terminar a leitura. Não tinha costume de ler literatura nacional e depois de ler "Vidas Secas" passei a ler com maior frequência. 






Meu personagem favorito do livro é a cachorra Baleia. O autor conseguiu transformar um simples animal em um ser totalmente ciente do mundo ao redor. Baleia é simplesmente fantástica. Fiquei muito chateada com o que acontece com ela. Me prendi tanto ao livro que chorei pela Baleia. Graciliano é realmente incrível em sua descrição e narrativa. 






Ah, eu não poderia esquecer de comentar sobre o coitado do papagaio! Coitadinho! Acho que sou meio melosa, mas me comovi com muitas partes do livro. Cada novo capítulo era uma nova emoção, cada novo capítulo me dava mais vontade de abraçar e acolher essa família. Como não amar esse livro? Como não amar esse autor que me proporcionou horas de agradáveis e inesperadas emoções? 


Além do livro ser espetacular em seu enredo, o autor abusa de expressões "sertanejas", o que dá um toque perfeito ao livro. A abordagem sobre o abuso de autoridade também é mais um toque excelente. Literatura de ótima qualidade.
Classificação:

21 Comentários

  1. Olá!
    Vc me trouxe uma lembrança do tempo que tive que ler este livro pra fazer um resumo na escola para uma professora de português que me metia medo rrrr
    Acabei não aproveitando a história e acho que agora depois de 30 anos vale releitura né? rrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcia! Vale muito a releitura! O livro é sensacional, releia e aproveite.
      Beijinhos.

      Excluir
  2. Eu nunca li nada do autora, mas há tempos que eu tenho curiosidade. Eu não conhecia esse livro e adorei conhecê-lo através da sua resenha. Eu também sou bem emotiva e acho que ficaria toda apaixonada pelo livro. Ótima dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz!
      Vidas Secas é um clássico e com certeza uma ótima pedida de leitura. Caso leia, tenho certeza que irá gostar.
      Beijinhos.

      Excluir
  3. Oi, Rafaela!
    Vidas Secas é muito legal! *___*
    Vc se deu conta que as crianças não tem nomes? Até a Baleia tem, mas não lembro de saber dos nomes dos meninos do Fabiano! rsrs
    Bjos
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucy!
      Realmente, muito bem lembrado, até Baleia tem nome e as crianças não, mais uma particularidade fascinante na obra, e ao mesmo tempo bem triste.
      Beijinhos.

      Excluir
  4. Oie, apesar de "vidas secas" ser um clássico da literatura, eu nunca li, mas tenho vontade.
    Que legal que você gostou.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viviane!
      Vidas Secas é um dos meus livros favoritos, um clássico maravilhoso. Se tiver a oportunidade, leia!
      Beijinhos.

      Excluir
  5. Nossa eu li esse livro faz anos e eu lembro que foi super impactante! É uma obra sensacional! Quero reler em breve porque uma obra igual essa merece! Adorei a resenha! Te entendo não complexidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isadora!
      Realmente, é uma obra e tanto, merece super ser relida!
      Beijinhos.

      Excluir
  6. Eu quero muito ler esse livro, fico doida pra comprar mas sempre deixo para depois, sei que vou gostar muito e espero adquirir em breve.

    ResponderExcluir
  7. Vidas Secas é um belo clássico da nossa literatura, e emociona mesmo em vários trechos. Já tem bons anos que o li, e até caberia uma releitura para me lembrar melhor da narrativa. Graciliano Ramos é sempre uma boa opção de leitura, parabéns pela escolha.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Oieee, nunca li o livro mesmo sendo um classico nacional, espero poder ler em breve, obrigada pela dica irei lembrar de colocar ele na lista de priridades, afinal um livro rão lindo desses com um tema real merece ser lido pra ontem.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rafaela!

    É uma vergonha dizer que nunca li este livro 🤦🏻‍♀️ apesar de já ter ouvido falar muito no título ainda não surgiu a oportunidade de leitura.
    Gostei muito da sua resenha, espero conseguir ler em breve.

    Parabéns pelo post, nacional é sempre muito bem vindo

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Rafaela, me senti nos tempos de escola quando tive que ler esse livro para prova de literatura, faz um tempinho. Lembro que na época não tinha curtido muito a história, achei ela bem maçante, mas anos depois reli e gostei da mensagem do livro. Parabéns pela resenha. Bjaks

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Nunca li Graciliano mas tenho muita vontade e este livro seria um ótimo começo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Acho Vidas Secas uma leitura mais que obrigatória, essencial à vida como o ar que respiramos e a água que bebemos. ‘Nunca havia me emocionado tanto com um livro.’ Às vezes, só em lembrar algumas passagens do livro, eu choro. ‘Meu personagem favorito do livro é a cachorra Baleia.’ Ouwnnnnnnnnnnn o meu também. Essa edição que você trouxe, não conhecia, achei a capa diferente, tenho duas edições do livro e fiquei feliz de encontrar essa resenha por aqui. As pessoas divulgam livros comerciais e esquecem da literatura, precisamos de mais blogs como o seu.

    ResponderExcluir
  13. Acho que todo mundo que ler Vidas Secas se apaixona pela Baleia. Eu li esse livro na minha adolescência, para a escola. Hoje eu sei que não tinha maturidade entender a complexidade dessa narrativa. Na época não foi tão tocante como é agora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Nossa que máximo a sua dica. Vidas secas é um super classico da literatura nacional e por isso claro que tem a leitura mais que recomendada. Amei a sua resenha e fico feliz que tenha curtido a leitura. Senti até uma nostalgia, acho que vou reler kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Rafaela, eu me apaixonei por esse livro e como ele fluiu.
    Com certeza a Baleia é a personagem que mais me cativou e até chorei por causa dela.
    Um livro que todos deveriam ler.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Esse com certeza é um dos grandes clássicos da nossa literatura. Já tive a oportunidade de ler várias vezes e amei, apesar de não ser uma leitura fácil, acho que tem que ter um grande respaldo antes de iniciá-la. Mas com certeza vale muito a pena conferir!
    Beijos.

    ResponderExcluir